quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Enxergando com olhos de cegos - por S.Z.

Sou uma amiga da Laura e pedi um espaço no blog para postar um texto que tive vontade de escrever após assistir a uma aula hoje na escola:


Enxergando com olhos de cegos

E hoje percebo que me encontro em meio a uma sociedade cega. Não que eu viva somente entre pessoas desprovidas desse sentido tão precioso que nos permite enxergar desde simples detalhes até a beleza grandiosa de uma paisagem, mas a questão é que mesmo possuindo a visão as pessoas não conseguem ver verdadeiramente.
Atrevo-me até a utilizar o livro de Saramago, "Ensaio sobre a cegueira", para tentar explicar essa minha afirmação. O interessante é que somente hoje pude atribuir um significado relevante a essa história que li há algum tempo e deslocar a ideia central do livro para o contexto em que vivo.
Ao traçar esse paralelo, digo que hoje vivemos como aquelas pessoas que foram colocadas em quarentena. Vivemos em condições precárias, nas quais o individualismo predomina e determina nossas ações. Vivemos apenas para sobreviver, esperando uma cura, um mundo melhor, no qual a paz e a solidariedade reinem. O problema é que essa “doença” de que compartilhamos é a mesma que nos impede de enxergar essa nossa situação. E não conseguimos perceber que há uma saída para essa vida de miséria pelo simples fato de sermos orgulhosos e não reconhecermos a nossa imperfeição e essa nossa condição.
E é a partir dessa ideia que explico as contradições e questões tão importantes e ao mesmo tempo insignificantes que existem dentro de cada país. Mas entre as inúmeras existentes quero dar destaque a uma que, somada ao contexto político do Brasil, tem sido foco de muitas discussões: o aborto.
Hoje deparei-me com uma opinião que, apesar de, penso eu, ser a da maioria da população, me causa certa preocupação. Não digo isso apenas por ser uma opinião totalmente oposta à minha, mas sim pelas contradições a que tais pessoas chegam e que reafirmam um dos meus pensamentos mais tristes: para onde o mundo está caminhando? Será que realmente é possível que estejamos a caminho de um mundo melhor quando queremos a legalização de uma lei que propõe a morte de seres que posteriormente se desenvolveriam e tornariam-se outros semelhantes a nós?
É claro que existem todas as justificativas que polarizam as opiniões sobre esse assunto e dão origem a outras que ainda defendem alguns casos excepcionais, mas não é sobre isso que vou comentar. O problema todo é que nem esse e nem outros assuntos polêmicos que surgirem serão claramente resolvidos até que se voltem ao fator que dá início a tudo isso, até que as pessoas percebam como deixar essas vidas incoerentes que só nos levam a esse mundo enraizado por problemas que se prolongam infinitamente e sem solução concreta.

A questão é: quando você conseguirá deixar de lado essa “cegueira branca” e afirmar que vê verdadeiramente?

Para mim, essa, infelizmente, não é uma cegueira temporária para muitos que continuarão sendo “cegos que veem, cegos que, vendo, não veem” !



“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4:6a)

“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1:7)

“A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” (Tiago 3: 17-18)



S.Z.

2 comentários:

Laura disse...

Postei pq é exatamente o que eu penso.
É ótimo poder contar com o apoio de pessoas inteligentes assim!
AMEI o texto! *-*

Samuel Jun disse...

Muito... muito bom! concordo plenamente!